O fórum atualmente está sob reforma. Aguardem novidades!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O fórum atualmente está sob reforma. Aguardem novidades!


 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 AS REGRAS GERAIS

Ir para baixo 
AutorMensagem
Moderação SWL
Admin
Admin
Moderação SWL


Mensagens : 249
Data de inscrição : 08/02/2010
Localização : In a galaxy far, far away

AS REGRAS GERAIS Empty
MensagemAssunto: AS REGRAS GERAIS   AS REGRAS GERAIS Icon_minitimeDom Dez 12, 2010 11:55 am

1º TEMA : FOCO DO JOGO.


O foco deste Role-playing game (RPG, traduzido como "jogo de interpretação de Personagens") é Star Wars (Guerra nas Estrelas), uma saga de ficção científica criada por George Lucas na década de 70, que engloba vários pontos únicos e interessantes, como naves de poder surpreendente, armas exóticas como os famosos sabres de luz, e o uso de uma força mística presente no universo chamada de “A Força”, cujos praticantes podem ser bondosos ou maldosos, estes últimos sendo causadores da maioria dos conflitos nesse maravilhoso e surpreendente universo.

Um RPG é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras pré-determinado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar. Então, as narrativas e interpretações no Star Wars : Legends Of The Force, utilizarão da mesma dinâmica e fatos oficiais, ou improvisados (Fanons), desta saga de ficção científica. Quaisquer utilização no jogo, de algo que não esteja no universo Star Wars, será automaticamente desconsiderado, mas iremos analisar este ponto de forma mais cuidadosa em outro tema mais para frente.

QUANTO AOS ORIGINAIS


Os jogadores possuem total liberdade para serem o que quiserem no jogo. Seja um Bounty–Hunter, um Jedi, um Sith, um Imperial, um rebelde, de qual raça preferirem - como por exemplo quarrens, rodians, humanos, jawas, enfim. Além disso, podem mudar de Status e Classe : Um Bounty Hunter pode virar chefe de uma organização criminosa, dependendo dos lucros e influência que tiver pela galáxia, um jedi pode cair para o lado negro da força, se em contato com algum artefato sith ou fortes emoções que o levem a isto. Mas lembrando, que são as escolhas do jogador.

Ele faz as táticas e ações que preferir, e é bom que esteja ciente das conseqüências delas – sejam boas ou ruins. Estamos falando de personagens Fanon. Um Fanon é um personagem original, inexistente na saga de Star Wars oficial, ou seja, foi criado pelo jogador. Isso é muito interessante, porque, realmente ajuda e incita na elaboração de quadros e ações diferentes, sem se limitar as mesmas histórias contadas no Star Wars oficial.

A interatividade e dinâmica num jogo interpretativo é vasta, mas com fanons, ela fica infinita, não se limitando á bolha de personagens oficiais. Deve – se evitar, porém, relacionar o fanon aos personagens oficiais (Ex : o jedi “Ronaldus Kolar” ser o Boba Fett) pois isto acaba inibindo a liberdade de algum outro jogador que queira interpretar Boba Fett no jogo, como mostrou o exemplo - também fere o que já está definido no Star Wars oficial. Porém pode – se fazer relações entre fanon e oficial, como por exemplo, “Jones Needa, filho do capitão Needa...” e etc.

Para criar um Fanon, necessita de uma boa história, que faça sentido, claro. Mas é só isso? Tendo o conhecimento das regras desse RPG e uma boa história, estará pronto para ingressar nesse universo, meu amigo!

QUANTO AOS OFICIAIS


Quem de nós nunca teve vontade de ser o pequeno, mas poderoso jedi, Yoda? Ou o clássico vilão trágico da nossa saga favorita, Darth Vader? Quem nunca quis interpretar um personagem no qual admira ou até mesmo, se espelha? Os personagens oficiais são uma parte importante, e até, indispensável num jogo interpretativo de Star Wars. O jogador pode escolher, se preferir, um personagem oficial de que goste e que queira interpretar no jogo.

Ele pode esolher qualquer um, mas deve ficar atento ao fato de que terá de interpretar fielmente tal personagem, e não poderá criar todos que deseja. Alguns já podem ter criado o tal personagem, e realmente não cai bem em um RPG ter 2 Darth Vader, 4 Piett’s, 2 Marka Ragnos, 7 Maul’s...enfim, sabemos o quanto isso é chato, querer criar um personagem, e não poder. Também não podemos limitar o número de personagens por jogador, pois isto seria tirar o direito deles de criarem e interpretarem quem quiserem.

Lembrem – se, que muitas vezes o que criamos por conta própria sai melhor que o original. Lembrando também que, devem obedecer á ordem cronologica do jogo, se a era é depois do EPV por exemplo, nunca que Naga Sadow poderia estar vivo. Porém ao apresentar justificativa convincente, o surgimento deste e de outros pode ser levado em conta.

QUANTO A FACÇÕES, ORGANIZAÇÕES E IMPÉRIOS


Neste jogo de interpretação baseado em Star Wars, o jogador pode ter a opção de criar uma facção, uma organização ou até mesmo um império. Isto é claro, dependerá do empenho de cada jogador. Uma facção pode ser terrorista, criminosa, econômica...como por exemplo o Zann Consortium e Black Sun. Pode ser também uma facção sith, como um culto á algum lorde. Uma facção é mais fraca que um império, que pode ter facções e organizações. Uma organização pode ser uma empresa, ou um grupo de aliados unidos á um objetivo comum. Tratados econômicos, militares e políticos poderão ser feitos, caso o jogador queira. Para ser considerado um império, é preciso mais de 20 planetas sob total controle.

Ao fazer um personagem oficial, este será automaticamente filiado ao lado no qual pertence no Star Wars Oficial. Os personagens Fanons podem se filiar á onde quiser. Vejam as facções dominantes do jogo :

Império Galáctico

Facção onde os moffs, dark jedis, imperiais, enfim, todos estes personagens que entrarem no jogo estarão filiados ao império.

Nova República

Facção onde os rebeldes, espiões, generais, smugglers, senadores, enfim, todos estes personagens que entrarem no jogo estarão filiados a republica.

Criminal Organizations

Facção onde os Hutts, Bounty Hunters, traficantes, mercenários enfim, todos estes personagens que entrarem no jogo estarão filiados ás Criminal Organizations, podendo criar uma fanon ou comandar uma existente no SW oficial, ou fazer parte de alguma.

Ordem Jedi

Facção onde os jedis que entrarem no jogo estarão filiados. Pode haver ordens jedis separadas, e estas são filiadas á republica galáctica obrigatoriamente.

Sith Empire/Ordem Sith

Facção onde lordes sith e similares entrarão ao se registrar no jogo. Pode haver ordens sith separadas, mas todas filiadas ao Sith Empire. Podem se aliar ao Galactic Empire mas este não será reconhecido como subordinado sith, e sim, aliado, sendo independente.

Mandalorianos

Mandalorianos entrarão no jogo a partir desta facção. Muito disbandados, não chegarão a ser um império forte ou sequer reconhecido. (Se seu mandaloriano for um Bounty Hunter ou similar, especifique para que ele seja encaixado na facção coreta.)

Independentes

Todos aqueles que quiserem montar um govern proprio, diferente de todas as facções oficiais, devem começar do ZERO.

Atenção : Cada Facção dispõe de seus meios exclusivos. A ordem jedi não tem acesso ás naves sith, o império não tem acesso á naves Hutts e por aí vai. Salvo fatos oficiais citados no UE, e ações ON, poderão usar muito limitadamente coisas de facções diferentes.

QUANTO AO MODO DE POSTAGEM


Em um jogo de interpretação, é vital que os jogadores conheçam o mínimo de bom senso, respeito, coerência, gramática e ortografia para narrar ações através dos textos. E é claro, conhecimento mínimo sobre o foco do jogo : Star Wars. O modo de postagem de cada jogador fica ao critério do mesmo, desde é claro, que passe de forma transparente e objetiva o que tinha em mente ao redigir a ação. Se a ação não for bem descrita, seu adversário poderá se aproveitar disso, interpretando da maneira que ele quiser, os fatos não citados.

O jogador pode utilizar de quaisquer recursos para deixar a narração mais clara, como caracteres, cores diferentes, imagens, etc. Vídeos só podem ser postados para finalidades musicais (tema para a ação) ou para mostrar uma ação Já descrita no texto. Mas lembre-se que uma linguagem simples e escrita direta já pode bastar para um ótimo divertimento.

É expressamemte proibido narrar ações do seu oponente, independente da natureza e contexto desta. Narre apenas a sua ação e espere a reação do oponente. Por Exemplo, nunca que irá invadir e tomar uma base em um poste. Deve-se relevar as defesas e contexto do local, e mesmo que não aja defesa, o oponente detem de direito de resposta.

QUANTO A MODERAÇÃO


A moderação do SWL é composta por moderadores e colaboradores. Os moderadores são aqueles que dão pareceres, mantem a ordem no RPG, elaboram regras e emitem punições quando necessário. Eles agiram estritamente no cumprimento do dever legal, ou seja, não faram excessos e seus dizeres sempre serão baseados em principios e regras do RPG e do fórum. O jogador tem pleno direito de argumentar, com respeito e em tom formal, se não concorda com determinado parecer ou postura. Caso não tenha argumentos, será desconsiderado, e caso não se faça uso do respeito, será punido de acordo. Os moderadores falem apenas uma vez - e para manter a ordem, devem ser seguidos.

Os Colaboradores ajudam nas tarefas dos moderadores, mas não possuem poder sobre as regras, não podem dar pareceres e nem aplicar punições, tal como banimento - mas podem tomar posturas corretivas perante o infrator. São auxiliares - que contribuem para o crescimento do fórum e do SWL e seus projetos. Todo colaborador, e também moderador, são pessoas com VASTO conhecimento do tema do jogo - logo sabem bem com o que estão lidando e nunca irão extrapolar o que o tema do RPG apresenta.

Para tirar duvidas sobre coisas especificas, contacte um dos colaboradores que tem dominio na referida área. Para pareceres, peça qualquer um dos moderadores. Se um colaborador não conseguir sanar suas duvidas, ou se este não for satisfatório, procure um moderador competente tambem na área em que necessita. Eis a lista de referencia :

Espaço: Baddon Fass/Cassini
Terra: Ordo
Força: Cronal - Baddon Fass/Cahen
Guerra Indireta: Cronal/Yves

O perfil da moderação suprema (Moderação SWL) pode ser requisitado em áreas especificas, mas apenas em casos extremos ou que esta julgue necessário sua intervenção.


O SWL não detem das Copyrights de STAR WARS, que pertence a GEORGE LUCAS, suas empresas e associados somente. O SWL é uma organização não-rentavel, não visa arrecador lucros proprios, NÃO FAZ USO INDEVIDO de material com direitos reservados e se encaixa conforme a lei. O objetivo é apenas proporcionar um bom jogo online ambientado no tema Star Wars.


2º TEMA : REGRAS GERAIS


Quanto a Planetas e Impérios


Cada jogador possui a opção de controlar planetas ou não. Planetas são importantes no jogo entre comunidades, pois as histórias e ações ocorrem neles. Ou seja, cenários. De qualquer forma, não á um número limite de planetas por jogador. Planetas são importantes devido ao fato de servirem como fonte de recursos militar, econômica e politica.

Quanto mais planetas um jogador tiver, mais recursos ele poderá obter, e consequentemente, mais poder. As defesas do planeta devem estar dentro das limitações de cada jogador, obedecendo os recursos que este possui, e é claro, ás regras. Por exemplo, não faz sentido controlar um planeta repleto de vilarejos e raças primitivas, onde tenha capacidade de produzir naves de grande porte. Não faz sentido construir algo exclusivo da Kuat Drive Yards nos estaleiros de Sullust. Tudo deve seguir o mínimo de lógica e bom senso.

Alguns planetas e aspectos presentes no mesmo não podem ser conquistados nem destruídos, devido á sua importância no Star Wars canônico e relevancia de suas localidades, por serem palco de grandes ações. Estes planetas são definidos pela moderação. Os demais planetas podem ser conquistados e deverão ser transferidos para a facção vencedora e o perdedor NÃO PODE interferir na administração do novo dono do planeta. Planetas fanon devem ser feitos com bom senso e jamais irão superar ou se igualar a um canonico, no máximo, chegando perto.

O vencedor porém não pode apagar NENHUM post ou história que tenha ocorrido no planeta, pois o perdedor provavelmente vai tentar reaver o que perdeu. Caso o perdedor comunique que não á mais interesse em re-conquistar o planeta, o novo proprietário poderá editar o mesmo de acordo com seus desejos, mas nunca apagar histórias que tenham ocorrido naquele cenário. Alguns planetas dentro do Star Wars possuem tecnologia exclusiva, tal tecnologia pertence ao jogador dono de tal planeta, somente.

Exemplos : Korriban, um dos poucos planetas que possuem excelentes academias sith, e segredos de séculos passados relacionados á força, Kuat, maior manufatureira de naves da galáxia, inclusive, detém de modelos exclusivos, Yinchorr, único local onde se treinava Royal Guards e afins, onde ensinavam tecnicas secretas aos mesmos. A menos que seu personagem (Oficial ou Original) tenha algum tipo de contato com tecnologia exclusiva de outro planeta (Exemplo : Conde Dooku utilizando do Dark Reaper em Thule) aí sim, poderás usar. Cada planeta deverá ser detalhado ao máximo, com as informações verídicas sobre ele. Caso os detalhes sejam escassos, pode - se utilizar do originalismo, mas sempre com bom senso e coesão.

Quanto a Exercitos e Frotas


Os Impérios e Governos em geral devem ter atenção ao declarar seus exercitos e frotas em seus dominios. Para cada nave produzida, deve - se haver o registro de produção, ou seja, deve postar quando foram produzidas e para qual finalidade. Também é preciso estar atento se o planeta têm o necessário para produzir naves. Naves e armas, necessitam de recursos, tanto minerais quanto metais. Estes podem ser adquiridos em planetas, alguns deles possuem vasta quantidade de recursos. Então, para que determinado número de naves seja válido, deve - se ressaltar de onde sairam os recursos para construí - las, e se eram suficientes. Naves também podem ser compradas de empresas ou organizações, o que dependerá do capital de cada governo. Também podem ser roubadas, mas a ação precisa ser postada.

Os exercitos variam de acordo com o regime e população de cada planeta. Por exemplo, uma república sempre terá um exercito mais fraco e menos numeroso que um império. Não haverá exércitos gigantescos de sensitivos, sabemos que exércitos deles são possíveis, vide batalha de Ruusan, Hundred – Year – Darkness e muitas outras. O que não deve ocorrer é o exagero : Nenhum planeta têm população só de sensitivos nível mestre. Então, exércitos de sensitivos seriam limitados ao nível Acólito/Padawan, com alguns poucos de nível Knight. Deve - se avaliar também se o planeta suporta defesa o suficiente para abrigar e bancar tal número de soldados.

Em uma batalha naval, cada personagem pode fazer uso de ATÉ 120 naves e 200 caças fora os que estão nas mesmas, isso sem contar transportes, independente da facção. Em um planeta com mais de 120 naves de defesa, apenas 120 podem ser usadas, com as outras servindo pra reforço após 20 terem caído.(Lembrando que estas devem ter registro de produção, ou seja, devem EXISTIR)

Quanto a Status e movimentos de Sensitivos


Sensitivos são os personagens capazes de usar a força, seja o lado claro, ou lado negro. Personagens com magias podem usá-las APENAS uma vez a cada posts, você faz a magia , a pessoa posta a defesa e você postará outra apenas depois. Os forces de sense, como Premonition, Antecipation, Battle Precognition, devem ser usados e sempre mencionados em seus postems para estarem validos ou ativos.

Numero de forces por Status : Dark Lord Of The Sith Sith / Master Ancient Jedi - 03 Forces ou magias, incluindo o sense de antecipation, premonition - 03 movimentos , maior danos nos ataques, maior facilidade e agilidade em utilizar poderes de níveis mais altos (De dificil para cima)

Lord Sith / Master Jedi Consular - 03 forces ou magias , incluindo o sense de antecipation,premonition - 03 movimentos, maior facilidade em utilizar poderes de níveis mais altos.

Sith marauder ,Warrior, Assassin, Aprendiz/ Sentinels Jedi, Guardian Jedi, Knight Jedi, Jensaarai/
- 02 forces incluindo o sense de antecipation,premonition - 4 movimentos, estes se diferenciam apenas em termos de status conforme as funções.

Acolyte Sith / Padawan Jedi - 02 Incluindo o sense de antecipation, premonition, 4 movimentos compensa o que não tem em preparo e conhecimento em agilidade para fazer as ações.

Caso o jogador possua uma facção sensitiva, esta deverá estar postada, detalhando as peculiaridades da mesma. É claro, deverá usar a mesma linha de raciocinio do esquema acima. Caso a facção sensitiva exista de fato no Star Wars, o jogador deve seguir á risca os fatos verídicos sobre a mesma. Originalismo só será acrescentado em facções oficiais se os detalhes forem escassos. Facções inteiramente Fanons serão aceitas, mas sem nenhuma habilidade especial, nem poderes especiais.

Quanto a itens especiais e Artefatos


Não á um número limite de personagens por jogador, seja ele oficial ou original. Inibir o jogador de ter quantos personagens quiser é inibir a liberdade e o direito do mesmo de possuir quantos desejar. Infelizmente, quando um personagem oficial é criado, nenhum outro individuo pode clona - lo. Em outras palavras, quando se trata de personagens oficiais, o mais antigo dentro do jogo será mantido e será o oficial. Não á como ter vários Sadow's, Dooku's, Grievous ou Plagueis’s por exemplo.

Quando um Original é clonado, este é desconsiderado, caso ingresse no jogo, dando preferencia também, ao mais antigo. Para que não aja tais erros, consulte a lista de membros do fórum.

No caso dos itens e artefatos, quando um personagem oficial é criado, com ele vem seus itens, artefatos e habilidades especificas presentes no Star Wars oficial. Estes itens são deles e não podem ser adquiridos senão por roubo, empréstimo ou achado (caso estes o percam.) Ex : Marka Ragnos e seus Scepter/Sith swords, Bane e sua armadura de Orbalisks, Karness Murr e seu talismã, etc.

Caso o artefato não possua dono, o jogador, oficial ou não, não poderá se apossar de tal item do nada, dizer que tem e ponto. Este deve arrumar algum jeito de adquiri - lo, atraves de pesquisas sobre o mesmo, e ver se tal artefato está presente no jogo, ou se já não foi adquirido. Também é válido obter artefatos que estejam em seus domínios. Ex : Golden Globe em Yavin 4.

Por uma questão de organização e bom senso, só serão permitidos dois amuletos por personagem, contanto que sejam dos dois níveis mais altos (Lorde/Mestre com um amuleto no máximo, e Lorde Sombrio/Grão-Mestre com 2 amuletos, no máximo). Como dito, não á número limite de artefatos ( que é diferente de amuletos), desde que sigam as regras acima.

Quanto a Tecnologias


Além de cada jogador possuir tecnologias exclusivas do Star Wars de acordo com a sua facção e em partes, pelo que possui, este pode utilizar de outras tecnologias presentes em outros Sci Fi, apenas para cunho ESTÉTICO. Ou seja, as naves, armas e afins podem ser de outra ficção científica ou similar, porem devem empregar funcionamento, mecanismo, caracteristicas e potencia das de Star Wars (no entanto não se deve superar os armamentos de algo canônico e que seja mais poderoso).

Os jogadores podem criar armas e defesas, desde que estes utilizem da tecnologia DENTRO do Star Wars Oficial. O roubo de tecnologia é permitido, desde que, o local que detem a tecnologia tenha um tópico especifico para isso, como uma empresa, por exemplo. Porém, não é possivel reproduzir a tecnologia por você mesmo, ainda assim dependeria (mesmo que menos) das empresas que as fazem.

NÃO SERÁ PERMITIDO compartilhação de tecnologias. Um jogador pode ter um personagem Sith e outro republicanoa ao mesmo tempo - MAS NÃO É POSSIVEL ganhar vantagem, usando do Republicano para dar tecnologias republicanas ao Sith, por exemplo. Desta forma cada facção MANTERÁ para sempre suas peculiaridades e fraquezas, também.

Por exemplo : Escudo defletor mais poderoso, Blaster com três canos de disparo, Star Destroyer com 2 pontes de comando, etc. Estas criações devem ter pesquisas postadas em algum laboratório que o jogador possua, para serem válidas. E poderão ser usadas apenas depois de 1 semana após sua criação, e sob permissão dos moderadores, a menos que a criação seja apenas estética. Tecnologias originais, ou seja, criadas pelo jogador, não podem ser clonadas, e caso as sejam, o jogador clonador irá ser punido severamente.

Talvez seja necessário postar referencias da tecnologia mencionada, caso aja dúvida de seu funcionamento. É expressamente proibido a criação de tecnologias que violem os direitos de facção. Ex : Pegar um canhão manufaturado pelo império e colocar potência de canhões mandalorianos, sendo que você é da republica. Agora pegar um canhão do império e transformá - lo em algo que o império também dispõe (como um turbo laser mais forte) é aceitável.

Quanto ás Super-armas (Superweapons)
Este é um ponto importante que merece ser analisado com muita atenção e imparcialidade. Uma Superweapon é uma arma de destruição em massa, capaz de efetivar grandes estragos em seus alvos. São o símbolo de poder e ostentação de cada governo maléfico ou preservacionista, no caso, apenas Impérios podem ter. Cada "Império" poderá deter de UMA superweapon, desde que tenha os meios para construí - la. Isso inclui tecnologia e materiais. A superweapon deverá ser usada de acordo com suas capacidades, nada além disto.

Só serão aceitas também quando o jogador se encontra sob extremo risco, ou avassaladora guerra que envolva muitos inimigos. O bom senso no uso dessas armas deve imperar. Ninguém carrega um tiro de Galaxy Gun e o dispara no turno seguinte. Deve haver uma lógica nas ações. Superweapons originais também serão aceitas, desde que empreguem a tecnologia presente no Star Wars. E que sigam as regras de pesquisa.

Quanto ao Respeito e a Ética

Como sabem, este jogo envolve grande número de participantes, e é normal que aja opiniões e gostos diferentes. Porém o que não pode ocorrer sob NENHUMA hipótese, é a falta de respeito e ética entre os jogadores, principalmente em OFF. Expor alguém ao ridículo, caluniar, difamar, assumir tom jocoso, racismo, preconceito, enfim, qualquer coisa na qual o jogador se sinta ofendido, este poderá reclamar na moderação, e o autor das ofensas será vítima de ostracismo, ou em casos extremos, expulsão.

Da primeira vez, será dado um cartão amarelo. Da segunda, um vermelho. E da terceira, expulsão completa e permanente.

A ética e moral tanto em ON quanto em OFF também deverá prevalecer, sem nenhuma menção á temas polêmicos e pesados, relacionados á intolerância e promiscuidade, como pornografia e nazismo. Para manter o jogo com um padrão de qualidade elevada, a moderação se reserva o direito de modificar as regras aqui presentes, avisando logo após, tal mudança.
Ir para o topo Ir para baixo
https://sw-legends.forumeiros.com
 
AS REGRAS GERAIS
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
O fórum atualmente está sob reforma. Aguardem novidades! :: STAR WARS LEGENDS OF THE FORCE :: Regras Gerais, Tabelas e Listas-
Ir para: